segunda-feira , 26 outubro 2020
Início / Últimas Notícias / Musicologia: 25 riffs dos anos 90 que mudaram a história da música. Parte V

Musicologia: 25 riffs dos anos 90 que mudaram a história da música. Parte V

Nossa viagem pelos riffs dos anos 90 termina aqui, mas calma, porque o C.L. Rock de amanhã (01) vai trazer toda essa lista novamente pra você poder conferir no mais alto volume. Inclusive adentrando os riffs do início dos anos 2000 para completar o programa que tem 3 horas de duração.

Na segunda feira esses mesmos anos 2000 voltarão a figurar na pauta do Musicologia, destacando mais uma vez 5 músicas e seus riffs por dia. estamos numa sequência simplesmente incrível, não acha?

Confira abaixo as últimas músicas que destacamos como sendo aquelas que fecham os anos 90 em termos de riffs eternos. É uma melhor que a outra, acredite. Ah, e ainda tem menção honrosa. Você vai sentir saudades.

The Verve – “Bitter Sweet Symphony” (1997)

Tem espaço até para orquestra nessa lista! Tá, sabemos que não é bem um riff, mas não podíamos deixar de falar da marcante linha que carrega o clássico do The Verve praticamente do começo ao fim e que todo mundo reconhece instantaneamente ao ouvir. Vale lembrar, no entanto, que trata-se de um sample de “The Last Time”, dos Rolling Stones (com a interpretação da Andrew Oldham Orchestra), e essa história rendeu uma treta homérica entre os integrantes pelos direitos de “Bitter Sweet Symphony” — que acabaram ficando com os Stones até recentemente.

Hole – “Celebrity Skin” (1998)

Uma resenha da época descreve o riff de “Celebrity Skin” como “olhar diretamente para o Sol”, e tal descrição é a mais precisa possível. O poderosíssimo tema que carrega a canção faz com que ela seja um dos maiores hinos dos anos 90 até hoje, e ao mesmo tempo dava um tom Punk à obra.

The Offspring – “The Kids Aren’t Alright” (1998)

Há uma número limitado de riffs tão incríveis no Rock e no Punk como o de “The Kids Aren’t Alright”. A música não é a maior do Offspring, e possivelmente nem é a que tem o riff mais marcante dos caras já que existem clássicos como “Self-Esteem”, mas é impressionante como cada uma das linhas de guitarra e baixo se complementa e cria essa verdadeira obra prima dos anos 90.

blink-182 – “What’s My Age Again?” (1999)

Essa foi mais uma decisão difícil. Afinal, anos antes do icônico Enema of the State o blink-182 já tinha trazido um baita riff ao mundo com “Dammit”, mas o fato é que “What’s My Age Again?” dá uma nova perspectiva ao que poderia ser um riff Punk e, sinceramente, pode ser considerado a grande pedra fundamental do Pop Punk.

Foo Fighters – “Learn to Fly” (1999)

A transição entre os anos 90 e 2000 não poderia ser feita de um jeito melhor do que com a excelente “Learn to Fly”, cujo riff parece ter sido escrito com esse propósito de criar uma ponte entre as duas décadas. Isso sem contar o fato de ter uma figura como Dave Grohl consolidando de vez uma nova faceta e mostrando o que viria por aí.

Menção honrosa: Mamonas Assassinas (1995)

Não dá para deixarmos de falar dos Mamonas Assassinas quando falamos de música dos anos 90. Ainda assim, a ideia de colocá-los em uma menção honrosa é justamente porque praticamente todos os riffs do disco homônimo de 1995 são impressionantes — ainda que alguns, como “Chopis Centis”, não sejam exatamente da banda. Fica, portanto, a nossa homenagem ao incrível Bento Hinoto e todo o legado que foi deixado à música brasileira por seu trabalho na guitarra.

Confira também

Canadá procura brasileiros para vagas de emprego: salários de até R$ 403 mil / ano

Oportunidade pra morar e trabalhar fora. Depois de Québec, agora a cidade de Montreal, no …

Universidade de Oxford abre inscrições para bolsa de estudo integral

Oportunidade para estudar fora sem gastar dinheiro. Estão abertas as inscrições para bolsa integral na …

Argentino parecido com Roberto Bolaños viraliza nas redes como ‘Chaves Metaleiro’

Se você ainda não sabe quem é o ‘Chaves metaleiro’, então provavelmente ficou fora da …

Rock in Rio 2021: datas do festival, que deve ter Iron Maiden e Queen, são reveladas

As datas da edição 2021 do Rock in Rio já estão definidas. A informação foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *