
O Musicologia dessa semana vai trazer uma Nova Séria Série de 5 episódios destacando o trabalho do youtuber de paródias, Funk Turkey.
Ele utilizou uma inteligência artificial (IA) para criar músicas inéditas a partir da letra de todas as músicas d e uma determinada banda.
As músicas geradas foram produzidas com a ajuda do site lyrics.rip, que coletou todo o banco de dados do Genius (plataforma que reúne letras de músicas), e colocou o histórico em uma cadeia de Markov, ou seja, processos matemáticos aleatórios em que o estado futuro depende apenas do estado presente.
Uma vez com a letra da música pronta, o Funk Turkey mixou e masterizou a melodia e os vocais, segundo ele, em sua cozinha, com um microfone ruim e uma cópia do Pro Tools, uma ferramenta que integra hardware e software para a produção de áudio.
Funk Turkey ainda explicou que “os vocais são dobrados, levemente compactados e executam uma emulação de bobina a bobina e saturação de tubo para um pouco de calor e atrito extras”.
Ainda que as músicas da IA não sejam tão boas quanto as compostas pelas verdadeiras bandas, é interessante escutar as combinações excêntricas que uma tecnologia é capaz de fazer.
Confira como ficou o nosso primeiro destaque dessa semana, Great Balls (sim, bolas grandes, kkk!).
Amanhã tem Metallica, aguarde!